Artigos

Consumidor buscando marcas sustentáveis no Varejo

Consumidor buscando marcas sustentáveis no Varejo

A preservação do meio ambiente ganhou merecida visibilidade e se tornou um dos assuntos mais importantes da atualidade. No varejo não é diferente e muitos consumidores procuram por empresas que respeitem e contribuam para a sustentabilidade no mercado. Um estudo global da consultoria Gfk aponta que 76% dos consumidores esperam que as marcas sejam comprometidas ecologicamente. Além disso, outra exigência é que as marcas tenham a obrigação moral de respeitar o meio ambiente, segundo 28% dos cidadãos.

Para a diretora executiva do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), Patricia Cotti, o perfil do consumidor mudou muito e ele está mais exigente com o consome. “Hoje, ele está mais consciente e procura marcas e produtos que, além de oferecerem qualidade, respeitem e até beneficiem o meio ambiente. A preservação ecológica ganhou muito destaque nos últimos tempos e é normal que os consumidores também criem esse comprometimento”, comenta a diretora.

Na mesma direção, as marcas percebem a mudança no perfil do consumidor e no modo de fazer negócio, e passam a entregar produtos e serviços mais sustentáveis. Essa prática aumenta a confiança na marca, fideliza o consumidor, fazendo com que ele volte outras vezes para adquirir determinado produto, pois sabe que é ecologicamente correto, e, consequentemente, contribui para o crescimento das vendas.

Muitas varejistas usam métricas de benchmark de sustentabilidade como referência para adotar boas práticas de preservação do meio ambiente. Deste modo, conseguem desenvolver operações mais assertivas nas lojas da marca, contribuindo para um setor comercial mais limpo e sustentável. Marcas como a Adidas, por exemplo, trabalham com garrafas de plásticos recicladas na produção de tênis de corrida. Já no segmento de hiper e supermercados, redes como Pão de Açúcar e Carrefour dispõe de sacolas ecológicas reutilizáveis, as famosas ecobags, que visam reduzir o uso das plásticas.

“Para fidelizar o consumidor e criar esse ciclo de confiança, a marca precisa apresentar práticas que realmente mostrem ao consumidor que eles estão do mesmo lado, trabalhando juntos e que possuem o mesmo objetivo”, finaliza Patricia.

contato@sustentahabilidade.com

Artigos

Economista e Facility Manager em Sustentabilidade. Editor, diretor e apresentador do Programa Sustentahabilidade pela WEBTV. Palestrante, Moderador de Seminários Internacionais de Eficiência Energética, Consultor da ADASP- Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Estado de São Paulo e colunista do site do Instituto de Engenharia de São Paulo.

Mais em Artigos

Dia da Árvore e o bem estar

Dia da Árvore e o bem estar !

Roberto Mangraviti21 de setembro de 2020
Bioinseticida combatendo a mosca branca na agricultura

Bioinseticida combatendo a mosca branca na agricultura

Roberto Mangraviti7 de setembro de 2020
Unicórnio nacional é destaque no mundo dos negócios ambientais

Unicórnio nacional é destaque no mundo dos negócios ambientais

Roberto Mangraviti8 de agosto de 2020

Energia limpa crescendo em 2020 no Mundo

Roberto Mangraviti3 de agosto de 2020
Novo marco legal do saneamento

Novo marco legal do saneamento

Roberto Mangraviti26 de julho de 2020

Conheça do benefícios das plantas medicinais e aromáticas

Isabel Gimenez20 de julho de 2020

Primeiro pivô de irrigação por energia solar é lançado no Brasil

Roberto Mangraviti13 de julho de 2020

Biosolvit é ganhadora do Virtual South Summit de Sustentabilidade

Roberto Mangraviti28 de junho de 2020

Transações online de gado ganham força durante pandemia

Roberto Mangraviti15 de junho de 2020

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com