Artigos

Conheça do benefícios das plantas medicinais e aromáticas

Conheça do benefícios das plantas medicinais e aromáticas

Num tempo em que todos estão preocupados com uma pandemia que avassala o planeta, torna-se necessário de alguma maneira refletir e associar esse nosso momento à forma como a raça humana tem tratado as florestas mundo à fora. 

Doenças advindas de animais podem estar relacionadas a um desequilíbrio ambiental, à maneira inadequada como as pessoas têm ocupado espaços que talvez não sejam delas. As florestas guardam tantos mistérios, tantas riquezas. O Brasil possui um dos mais importantes biomas de plantas aromáticas e medicinais do mundo. Por aqui existem espécies únicas, com benefícios para a saúde comprovados cientificamente, como a Copaíba, Guabiroba, Sucupira, Preciosa, entre outras. Estudiosos do mundo inteiro se interessam, há décadas, pelas riquezas medicinais do solo brasileiro. Mas ainda há muito o que se descobrir.  Há inúmeras plantas que ainda sequer foram catalogadas e que, talvez, nem cheguem ao conhecimento do homem.  Há um movimento, ainda incipiente, de parcerias entre empresas e pequenos produtores em várias partes do país, que estão recebendo apoio e incentivo para cultivo de  espécies de plantas nativas brasileiras. Algumas áreas destinadas ao plantio de tabaco, por exemplo, estão dando lugar ao plantio dessas plantas. Parcerias com pequenos agricultores de plantio em sistema de agroflorestas, sistema que une uma agricultura sustentável com o reflorestamento e proteção de matas, tem possibilitado a produção de óleos essenciais de ervas e árvores em um mesmo ecossistema saudável. Na base dessa cadeia produtiva também está a agricultura familiar, o que torna esses projetos ainda mais necessários, pois gera emprego e renda para a região onde estão estabelecidos.

Conheça as propriedades de alguns óleos essenciais provenientes destas parcerias: 

Guabiroba – O óleo essencial obtido das folhas possui aroma herbal e quando envelhece adquirie aroma de rum. De ricas propriedades anti-inflamatórias, é benéfico no tratamento de doenças de pele, possui ação ansiolítica e como estimulante da memória. Também encontra uso culinário.

Araçá-rosa – O araçá possui quimiotipos (raças químicas) que dão óleos bem diferentes. Um dos de maior destaque é rico em cineol, sendo expectorante e benéfico para as vias respiratórias. 

Jurema-branca – Cultuada em religiões de matrizes ameríndias, o óleo de jurema se destaca pelas suas qualidades sagradas e espirituais que reconectam o ser humano a sua essência original. Possui propriedades antioxidantes, relaxantes, imunoestimulantes e condroprotetoras (previne a degradação das cartilagens na artrose). 

Pariparoba – Planta conehcida por suas qualidades benéficas para os rins e fíagado. Seu óleo essencial carrega tais qualidades, sendo também um excelente produto para drenagem linfática e detoxificação.  

Capim-são-josé – De aroma rústico, este campim que cresce nos cerrados, chapadas e planaltos possui qualidades ansiolíticas, calmantes da pele, sendo especilamente apreciado na perfumaria. 

Erva-da-graça – Muito empregado em meditação e relaxamento por suas qualidades profundamente tranquilizadoras. 

Capiçoba – Esta erva que também é empregada na cozinha mineira da roça, possui um aroma herbal muito intenso que pode ser aproveitado em perfumes inusitados e destaque.

Enxota – Um matinho que encanta pelo seu aroma tão perfeito que o torna um perfume pronto. De qualidades diuréticas e anti-inflamatórias.   

Sucupira – Óleo rico em poderosos compostos de ação anti-inflamatória e que vem sendo pesquisados no combate a variados tipos de câncer.

Fonte: Fábián László – Cientista Aromatólogo

Artigos

Mais em Artigos

Dia da Árvore e o bem estar

Dia da Árvore e o bem estar !

Roberto Mangraviti21 de setembro de 2020
Bioinseticida combatendo a mosca branca na agricultura

Bioinseticida combatendo a mosca branca na agricultura

Roberto Mangraviti7 de setembro de 2020
Unicórnio nacional é destaque no mundo dos negócios ambientais

Unicórnio nacional é destaque no mundo dos negócios ambientais

Roberto Mangraviti8 de agosto de 2020

Energia limpa crescendo em 2020 no Mundo

Roberto Mangraviti3 de agosto de 2020
Novo marco legal do saneamento

Novo marco legal do saneamento

Roberto Mangraviti26 de julho de 2020

Primeiro pivô de irrigação por energia solar é lançado no Brasil

Roberto Mangraviti13 de julho de 2020

Biosolvit é ganhadora do Virtual South Summit de Sustentabilidade

Roberto Mangraviti28 de junho de 2020

Transações online de gado ganham força durante pandemia

Roberto Mangraviti15 de junho de 2020

Oceanos e suas biodiversidades em alerta

Convidado9 de junho de 2020

Quis autem vel eum iure reprehenderit qui in ea voluptate velit esse quam nihil molestiae consequatur, vel illum qui dolorem?

Temporibus autem quibusdam et aut officiis debitis aut rerum necessitatibus saepe eveniet.

Copyright © 2015 Sustentahabilidade - Todos os direitos reservados.
Os artigos publicados neste Portal, são de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores. Para mais informações: contato@sustentahabilidade.com

Outros emails específicos: classificados@sustentahabilidade.com dependenciaquimica@sustentahabilidade.com